Distintivos e Insígnias

DISTINTIVO DA PROMESSA ESCOTEIRA


Ele é entregue na cerimônia em que presta sua Promessa Escoteira, juntamente com o Certificado de Promessa Escoteira. É usado por Escoteiros, Escoteiras, Seniores, Guias, Pioneiros, Pioneiras, Escotistas e Dirigentes, enquanto membros do Movimento Escoteiro.
O distintivo deve ser costurado no bolso esquerdo da camisa. 




ESTRELAS DE ATIVIDADE
As Estrelas de Atividade se destinam a destacar o tempo em anos de efetiva participação escoteira de membros adultos e juvenis.
A contagem do tempo de participação se inicia na data em que foi efetuada a primeira Cerimônia de Promessa.
         Para cada ano de atividade escoteira corresponde uma estrela, sendo azul para Escotista e Dirigente, amarelo, verde, grená e vermelho, para o Ramo Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, respectivamente; reuniões e atividades realizadas no período de doze meses;
As estrelas são colocadas logo acima do bolso esquerdo da camisa, lado a lado. Todas as estrelas de atividade conquistadas continuam a ser usadas, mesmo que se mude de Ramo ou de posição na estrutura da organização.

DISTINTIVOS DE ESPECIALIDADE

a) As especialidades estão distribuídas em cinco ramos de conhecimentos, a saber: Ciência e Tecnologia, Cultura, Desportos, Serviços e Habilidades Escoteiras;
b) Cada especialidade poderá ser conquistada em três níveis progressivos, Nível 1, Nível 2 e Nível 3, que se distinguem pela complexidade e pelo grau de dificuldade dos requisitos estabelecidos para sua conquista, não guardando qualquer relação com os Ramos em que se desenvolve a progressão escoteira;
c) Cada conquista será assinalada pela outorga de um distintivo específico para a especialidade no nível conquistado, e do certificado de especialidade apropriado, conforme estabelece o Guia de Especialidades;
d) Os Lobinhos, Escoteiros e Seniores utilizarão no vestuário ou uniforme apenas o distintivo de nível mais elevado de cada especialidade conquistada;
Os distintivos de especialidades dos ramos de conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou vestuário escoteiro, sendo os demais usados na manga direita. Eles devem ocupar o terço inferior das mangas.

INSÍGNIA DA MODALIDADE BÁSICA - EXPLORADOR

 Concedida pela Diretoria de Nível Local ao Escoteiro que possuir 3 especialidades relacionadas à Modalidade Básica, pelo menos no Nível 2, dentre as seguintes: Meteorologia, Cartografia, Sobrevivência, Sinalização, Acampamento, Pioneiria, Rastreamento, Técnicas de Sapa, Culinária, Excursões e História do Escotismo.
Este distintivo deve ser colocado na manga direita da camisa e pode ser utilizado até o jovem substituí-lo pelo equivalente no Ramo Sênior, ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Sênior.



INSÍGNIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – IMMA

A Insígnia Mundial de Meio Ambiente é oferecida para os Ramos lobinho, Escoteiro e Sênior, de maneira específica para cada Ramo e os requisitos para sua conquista podem ser encontrados no documento específico;
A Insígnia Mundial do Meio Ambiente é usada acima do bolso esquerdo da camisa, acima das estrelas de atividade e abaixo do distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Quando usada em conjunto com outras insígnias de Interesse Especial devem estar disposta em simetria, em relação ao centro do bolso.


INSÍGNIA DE AÇÃO COMUNITÁRIA

Participar, como Escoteiro, de um Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Patrulha, Tropa ou pelo seu Grupo Escoteiro.
Participar de um PROJETO, no Ramo Escoteiro, que pode ser realizado sozinho, com outro companheiro ou companheiros de patrulha, ou com sua patrulha, nas seguintes condições:
  • Que seja idealizado e concebido pelo próprio jovem, companheiro(s) ou Patrulha;
  • Cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por sua comunidade próxima (ex: Tropa, grupo ou bairro.);
  • Que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto aprovado pela Chefia de Tropa;
  • Cuja execução ocupe um período mínimo de 3 meses de duração;
  • Cujo conteúdo esteja relacionado a uma das áreas seguintes: Ciência e Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente, Cultura e Artes, e Paz e Compreensão;
  • Que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.
A Insígnia da Ação Comunitária é usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou vestuário escoteiro, entre as estrelas de atividade e o distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Quando usada em conjunto com outras Insígnias de Interesse Especial deve estar disposta em simetria, em relação ao centro do bolso.

INSÍGNIA DE LUSOFONIA

Linguagem e Comunicação:
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
 1) Acompanhar as principais notícias de um site de notícias ou jornal de outro país Lusófono, por pelo menos duas semanas, e apresentar uma coletânea para a sua Seção.
 2) Ler um livro originário de outro país Lusófono e apresentar um resumo para sua Seção.
 3) Entrar em contato com um jovem escoteiro ou escoteira de outro país da CEL (através da escrita) para produzir uma notícia de uma atividade que ele tenha realizado.
Escotismo:
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
  1. Aprender uma canção e ensiná-la à seção (via internet ou pessoalmente);
  2. Preparar um prato típico da culinária mateira, que seja popular em outro país Lusófono, e que seja desconhecido dos Escoteiros do Brasil.
  3. Participar de um Encontro Lusófono em um Jamboree.
  4. Apresentar para sua Tropa como é o Escotismo em pelo menos 3 países Lusófonos (uniforme, distintivos, idades para ingresso, símbolo da associação, estrutura, etc).
Cultura:
Realizar pelo menos três, dentre as opções abaixo:
  1. Fazer uma peça de artesanato de outro país lusófono;
  2. Fazer um jantar completo para a sua patrulha com comidas típicas de outro país lusófono;
  3. Fazer uma esquete baseada em uma lenda ou conto de um outro país lusófono.
  4. Fazer um recital de poemas, poesias e declamações de outro país lusófono na seção;
  5. Promover um sarau com músicas de bandas e artistas de outros países lusófonos que sejam cantadas em português;
  6. Editar um vídeo com canções ou danças populares de outro país e divulgar para o Grupo Escoteiro.
Geografia:
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
  1. Organizar um mural sobre os países lusófonos e divulgar para a seção ou para o Grupo Escoteiro;
  2. Pesquisar locais em outro país lusófono onde poderiam fazer trilhas, acampamentos, escaladas, travessias, etc e divulgar no site da seção ou do Grupo Escoteiro;
  3. Pesquisar pontos turísticos em outro país lusófono e apresentar à seção;
  4. Montar um quadro comparativo contendo as principais diferenças de clima, flora, fauna e relevo de pelo menos 3 países lusófonos.
A Insígnia da Lusofonia é usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou vestuário escoteiro, acima das estrelas de atividade e abaixo do distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Quando usada em conjunto com outras insígnias de Interesse Especial devem estar disposta em simetria, em relação ao centro do bolso.

INSÍGNIA DO CONE SUL

Escotismo
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Apresentar para sua Tropa como é o Escotismo em pelo menos 3 países do Cone Sul (vestuário/uniforme, distintivos, idades para ingresso, símbolo da associação, estrutura, etc).
b) Participar de um Jamboree Panamericano ou outra atividade com escoteiros de outros países do Cone Sul.
c) Preparar um prato típico da culinária mateira, que seja popular em outro país do Cone Sul, e não usual dos Escoteiros do Brasil.
d) Aprender uma técnica de campo (pioneiria, amarra, confecção de forno, etc) que seja diferente ou não usual dos Escoteiros do Brasil, e aplica-la em uma atividade.
Cultura
Realizar pelo menos três, dentre as opções abaixo:
a) Explorar a música e a dança em pelo menos 3 países do Cone Sul, destacando quais os principais ritmos, cantores e instrumentos.
b) Fazer uma esquete baseada em uma lenda ou conto de um outro país do Cone Sul.
c) Elaborar um jantar completo (prato principal, acompanhamento, bebida e sobremesa) para sua Patrulha.
d) Ler um livro originário de outro país do Cone Sul e apresentar um resumo para sua Seção.
e) Participar de uma festa típica relativa à cultura de outro país do Cone Sul.
Linguagem e Comunicação
Realizar as atividades abaixo:
a) Acompanhar as principais notícias de um site de notícias ou jornal de outro país do Cone Sul, por pelo menos duas semanas, e apresentar uma coletânea para a sua Seção.
b) Entrar em contato com um jovem (escoteiro ou escoteira) de um outro país do Cone Sul, e produzir uma notícia sobre uma atividade realizada por ele.
Geografia
Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:
a) Organizar um mural sobre os países do Cone Sul e divulgar para a seção ou para o Grupo Escoteiro;
b) Pesquisar locais em outro país do Cone Sul, indicando onde poderiam ser realizadas atividades como: trilhas, acampamentos, escaladas, travessias, etc e divulgar no site da seção ou do Grupo Escoteiro;
c) Pesquisar os principais pontos turísticos de pelo menos dois países do Cone Sul.
d) Montar um quadro comparativo contendo as principais diferenças de clima, flora, fauna e relevo de pelo menos 3 países do Cone Sul.

A Insígnia do Cone Sul é usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou vestuário escoteiro, acima das estrelas de atividade e abaixo do distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Quando usada em conjunto com outras insígnias de Interesse Especial deve estar disposta em simetria, em relação ao centro do bolso.


DISTINTIVOS DE PROGRESSÃO PESSOAL

A)B)

C)D)

São os seguintes os distintivos de progressão pessoal no Ramo Escoteiro.
A) DISTINTIVO DE PISTAS – recebido por todos aqueles que tenham alcançado esta etapa.
B) DISTINTIVO DE TRILHA - recebido por todos aqueles que tenham alcançado esta etapa.
C) DISTINTIVO DE RUMO - recebido por todos aqueles que tenham alcançado esta etapa.
D) DISTINTIVO DE TRAVESSIA - recebido por todos aqueles que tenham alcançado esta etapa
Deverão ser usados na manga esquerda da camisa, na altura do terço médio, centralizados.

DISTINTIVO ESPECIAL – Cordão de eficiência verde e amarelo 

É concedido pela Diretoria do Nível Local a que se encontra vinculado o jovem, por proposta dos escotistas da Seção, ao Escoteiro especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa.
Tem que possuir, no mínimo, seis especialidades distribuídas nos cinco Ramos de Conhecimento, em qualquer nível.
O Cordão é usado em volta do ombro direito até o jovem conquistar o Cordão de Eficiência Vermelho e Branco ou deixar o Ramo Escoteiro.



DISTINTIVO ESPECIAL – Cordão de eficiência vermelho e branco  

É concedido pela Diretoria do Nível Local a que se encontra vinculado o jovem, por proposta dos escotistas da Seção, ao Escoteiro portador do Cordão de Eficiência verde e amarelo e especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir, no mínimo, doze especialidades, estando entre estas especialidade conquistadas, a especialidade de Primeiros Socorros, no nível 2, e mais três especialidades do Ramo de conhecimentos  Serviços, todas no nível 2.
 O Cordão é usado em volta do ombro direito, em substituição ao Cordão Verde                                 e Amarelo, até o jovem 

DISTINTIVO ESPECIAL – Escoteiro Lis de Ouro

É aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela D
iretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao Escoteiro especialmente recomendado pelos escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa, que:
• Tenha realizado a totalidade das atividades previstas no Guia da Aventura Escoteira - Rumo e Travessia;
• Possuir o Cordão Vermelho e Branco;
• Possuir uma das seguintes Insígnias de Interesse Especial do Ramo Escoteiro: Insígnia Mundial do Meio Ambiente, Insígnia da Lusofonia, Insígnia Cone Sul ou Insígnia da Ação Comunitária;
• Possuir pelo menos 10 noites de acampamento, como Escoteiro, com sua Patrulha ou Tropa Escoteira;
• Possuir a Insígnia da sua respectiva modalidade (Aviador, Grumete e Explorador), do Ramo Escoteiro.
 O distintivo deve ser colocado na manga direita da camisa e pode ser usado até a conquista do distintivo Escoteiro da Pátria, ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Sênior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, dúvida ou exclamação.