terça-feira, 22 de abril de 2014

15. Espelepoturismo


1. Demonstrar conhecimento das diferentes formações de caverna e
nomenclatura.
2. Relatar ao examinador a influência e outras importâncias das cavernas no
desenvolvimento da humanidade.
3. Identificar pelo menos oito tipos de formações espelotemáticas,exibindo-as
em imagens.
4. Apresentar para a seção, um trabalho contendo a importância das cavernas
para o ecossistema local e os tipos mais comuns de vida encontrados em
cavernas do Brasil.
5. Relatar quais os procedimentos de mínimo impacto, considerando entre
outros, o lixo, dejetos humanos e capacidade de carga ( números de pessoas
por visita ).
6. Relatar os trabalhos desenvolvidos por um clube ou associação local ou
estadual, referente a estudos e mapeamentos de cavernas.
7. Listar três doenças que podem ser contraídas em cavernas com a respectiva
prevenção e os sinais e sintomas que possam indicar seu diagnóstico
8. Possuir a especialidade de Primeiros Socorros no nível 2
9. Relacionar os itens de material e equipamentos essenciais para realizar
atividades em cavernas.
10. Relatar quais são os obstáculos encontrados em cavernas, e as respectivas
técnicas e equipamentos para transpor estes obstáculos.
11. Aplicar pelo menos uma técnica de resgate ou transporte de acidentado no
interior de caverna.
12. Identificar e explicar como devem ser previnidos os riscos de acidentes em
atividades em caverna seca; com lago e com rio em seu interior.
13. Demonstrar conhecimentos de sistema de ancoragem e técnicas de subida e
descida por cordas, aplicados em espeleologia.
14. Organizar uma visita com a patrulha e conduzi-la em uma caverna com no
mínimo 1km, sob supervisão de um adulto conhecedor do tema.
15. Ter participado de atividade em caverna com permanência no mínimo de 12
hs corridas em seu interior.

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