terça-feira, 22 de abril de 2014

18. Meteorologia


1. Explicar ao examinador os grandes momentos da origem e da evolução da
meteorologia.
2. Descrever os mecanismos que determinam os diferentes tipos de fenômenos
meteorológicos.
3. Reconhecer as diferentes formações de nuvens e explicar o que significam,
definindo o nível da base e o nível de precipitação.
4. Construir um pluviômetro, um barômetro, um anemômetro e uma biruta,
como recursos mínimos para formar uma estação meteorológica caseira.
5. Descrever as diferenças entre tempo e clima.
6. Descrever a simbologia empregada para registrar fenômenos nas cartas
meteorológicas.
7. Manter um registro de informações diárias do tempo, durante um período
mínimo de três meses, incluindo temperatura, pressão, umidade, ventos, nuvens
e precipitações.
8. Formular uma estimativa razoavelmente exata do tempo, a partir de
observações pessoais.
9. Visitar uma estação meteorológica (de um aeroporto, instalação da Marinha,
cooperativa agrícola, instituto de pesquisa, universidade etc.), pesquisando
métodos para estudo e previsão do tempo.

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