terça-feira, 22 de abril de 2014

23. Quimíca


1 - Definir Química, apresentando onde e como ela é utilizada no dia-a-dia, em sua casa, por exemplo.
2 - Explicar a diferença entre fenômeno químico e fenômeno físico.
3 - Apresentar à Seção um trabalho sobre a vida e realizações de três químicos famosos.
4 - Apresentar à Seção um protótipo onde seja realizada uma eletrólise.
5 - Descrever os principais materiais de laboratório e as regras de segurança num laboratório e explicar a diferença entre química orgânica , inorgânica e físico-química.
6 - Demonstrar o uso da Tabela Periódica.
7 - Apresentar dois diferentes métodos para medição do pH da água potável.
8 - Saber explicar as diferenças entre substâncias polares e apolares.
9 - Visitar uma indústria química e apresentar à Seção um relato sobre a visita; na ausência de uma indústria química, a visita pode ser feita a uma indústria de alimentos, de componentes metálicos, de aditivos, a uma metalúrgica ou a um curtume.
10 - Realizar três experiências diferentes, sendo uma de química orgânica, outra de química inorgânica e outra de físico-química.
11 - Obter, por meio de reações químicas, os seguintes gases: dióxido de carbono, oxigênio e hidrogênio.
12 - fabricar sabão, explicando o que ocorre durante o processo.
13 - Explicar em termos físicos - químicos os seguintes efeitos: Chuva Ácida, Efeito Estufa e SMOG Fotoquímico e organizar, preparar e executar uma palestra sobre um dos temas propostos: 1) Água: propriedades, poluição e tratamento; 2) combustíveis; 3) poluição atmosférica.
14 - Montar e mostrar para a sua seção um protótipo "Pau-Bola" onde sejam montadas as seguintes moléculas: de Água, de Etanol e de Cloreto de Sódio. Seguindo as devidas regras (quanto à cor e tamanho, por exemplo, dos átomos).
15 - Montar e fazer funcionar uma pilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, dúvida ou exclamação.