terça-feira, 22 de abril de 2014

17. Informática


1. Apresentar à seção a história dos computadores, desde os primeiros instrumentos, como o ábaco,
até os equipamentos mais modernos, caracterizando as diferenças entre cada uma das gerações de
computadores pessoais.
2. Listar as partes internas de um microcomputador, os acessórios básicos para seu funcionamento,
montá-lo e desmontá-lo corretamente demonstrando conhecer os cuidados necessários para sua
ligação à rede elétrica e apontar as boas e más práticas de operação.
3. Apresentar uma pesquisa com os significados e as funções e/ou aplicações na informática dos seguintes
verbetes e siglas: RAM, ROM, HD, CPU, IDE, SATA, Widescreen, Flat, PS2, USB, RJ45, Serial,
FireWire, MB , GB, TB, PB, KBPS, MHZ, VGA, BIOS, Wireless, Modem, HUB, Switch, Bluetooth
e outros que o examinador solicitar.
4. Digitalizar uma ou mais imagens, de um livro ou revista, aplicá-las em um dos seguintes documentos
(1) jornal da patrulha ou seção ou (2) circular sobre uma atividade externa, com croqui de acesso ao
local ou (3) cartaz de divulgação do Escotismo ou evento escoteiro ou (4) relatório de atividade, e
por fim, imprimir o trabalho e apresentar ao examinador.
5. Apresentar uma pesquisa sobre Software Livre e Inclusão Digital e quais são os seus benefícios para
a sociedade.
6. Citar 10 profissões onde o computador seja a ferramenta de trabalho principal ou 10 aplicações da
informática no mercado de trabalho.
7. Definir o que é um vírus de computador, quais são os seus perigos, quais são as formas mais comuns
de contaminação, como combatê-los e as melhores praticas para evitar o contágio.
8. Citar pelo menos três diferentes sistemas operacionais, demonstrando o uso de pelo menos um através
das seguintes tarefas: (1) criar, renomear e excluir pastas, (2) gravar qualquer tipo de arquivo num
CD ou DVD ou outro tipo de mídia externa, (3) configurar o desktop alterando sua aparência e (4)
instalar e configuração pelo menos dois aplicativos.
9. Citar o nome de três diferentes programas de computador demonstrando conhecer o uso dos mesmos.
10. Definir o que é uma rede de computadores e citar quais as possíveis formas de conexão entre
computadores.
11. Montar uma rede que interligue até três computadores mostrando, ao examinador, o seu funcionamento
através da transferência de arquivos entre eles.
12. Mostrar conhecimento prático de uma linguagem de programação, fazendo um programa que sirva
como ferramenta para a resolução de um problema proposto pelo examinador, discutindo com ele
seus resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, dúvida ou exclamação.