terça-feira, 22 de abril de 2014

26. Zoobotânica


1. Ter conhecimentos básicos sobre a ciência que estudam seres vivos - a Biologia,
sobre as áreas que a integram e sobre o objeto de estudos de cada uma delas.
2. Demonstrar, por meio de um exemplo (ciclo vital de um animal ou vegetal), a
seqüência de acontecimentos - nascimento, crescimento, reprodução, degeneração
e morte - que ocorrem nos seres vivos.
3. Organizar uma palestra informativa para a Seção, com o auxílio de um Biólogo,
discutindo assuntos como nomenclatura científica, classificação animal e vegetal,
a profissão de Biólogo, a formação necessária, a abrangência de sua atuação
profissional, mercado de trabalho etc.
4. Desenvolver, antes de um acampamento da Seção, pesquisa que permita identificar
a que tipo de ecossistema está integrada a área da atividade e quais a flora e a fauna
características desse ecossistema; durante o acampamento, fotografar e registrar
exemplares que possam ser observados; após o acampamento, montar um painel
comparando os resultados da pesquisa com os resultados reais e discutir com a
Seção as prováveis razões das diferenças encontradas.
5. Visitar um Jardim Zoológico e fotografar animais dos diferentes ecossistemas
brasileiros; organizar um álbum com as fotos, identificando os animais por
seus nomes vulgar e científico e indicando a região ou regiões onde podem ser
encontrados. Na ausência de um Jardim Zoológico, utilizar fotos ou recortes de
jornais ou revistas, cartões etc.
6. Preparar uma coleção com pelo menos cinco moldes em gesso de pegadas de
animais domésticos e silvestres, estabelecendo as diferenças entre elas.
7. Preparar uma exposição com partes de animais e vegetais (conchas, exúvias,
esqueletos, penas, flores, sementes, raízes, folhas, cascas de árvores etc.),
relacionando a que grupo de animais ou vegetais pertencem e pelo menos duas
características do grupo,
8. Apresentar à Seção uma coleção de gravuras de pelo menos 15 diferentes tipos
de árvores identificadas por seus nomes vulgar e científico e localizando a região
ou regiões brasileiras em que podem ser encontradas.
9. Construir e manter, por um período mínimo de três meses, com registros semanais,
um terrário ou aquário, apresentando à Seção relatórios periódicos.

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